Gengivite na gravidez

• GENGIVITE X GRAVIDEZ X SINTOMAS

A gengivite, caracterizada pela inflamação e sangramento das gengivas ao realizar a higiene bucal, é uma situação muito comum durante a gravidez, especialmente devido às alterações hormonais que acontecem após o segundo mês de gestação, que tornam as gestantes mais susceptíveis.

Os principais sintomas incluem: gengivas vermelhas e inchadas, sangramento fácil das gengivas ao mastigar ou escovar os dentes, sangramento na utilização do fio dental, dor intensa ou constante nos dentes, mau hálito e sensação de mau gosto na boca.

gravidez e gengiva

● TRATAMENTO

O ideal é que além de realizar o pré-natal, a mulher gestante também faça o acompanhamento com um dentista.
Normalmente recomenda-se visitas regulares a esse profissional  a cada 6 meses para que possa ser realizado o controle da placa bacteriana através da profilaxia , no entanto, esse período pode ser menor para as gestantes, em função da necessidade de acompanhar os possíveis efeitos negativos das mudanças hormonais e maior dificuldade em visitar o dentista logo após o nascimento do bebê.

gengivite ante e depois

Esse tratamento e prevenção também estão indicados para todos que entendem que nos primeiras sinais e sintomas, devemos procurar um profissional para analisar, diagnosticar e intervir da maneira correta, reestabelecendo saúde com a mínima intervenção.

As gengivas são tecidos moles altamente vascularizados e responsáveis por unir e fixar os dentes nos ossos da face e é esse suporte que permite a função mastigatória, fala, saúde bucal, preservação e harmonia do seu sorriso.