Os implantes ósseos já estão consolidados como tratamento primário de escolha na clínica odontológica para a reposição de dentes perdidos, recuperando as funções e naturalidade de um ou mais dentes ausentes ou que que estão condenados.
Casos com ausências dentárias e ou situações de dentes sem condições de tratamento adequado para restabelecer saúde e função mastigatória desencadeiam quadros graves de doenças e inúmeras disfunções, tais como: problemas estéticos, fonéticos, mastigatórios, migrações dentárias, retrações gengivais com aumento da sensibilidade dentária, problemas de mau oclusão, desgaste dos dentes e bruxismo, que podem acarretar diretamente na diminuição da Dimensão Vertical de Oclusão (terço inferior da face diminuído e contração muscular alterada).
Além disso, a relação entre a falta de dentes e a baixa estima que afeta aqueles que sofrem com essa situação é algo comprovado por diversos estudos na área da psicologia. Algumas pessoas evitam sorrir ou até mesmo falar em público por falta de um ou mais dentes, afetando diretamente a sua vida profissional e social.
O caso clínico apresentado neste artigo foi realizado pela nossa implantodontista dra. Milene Batschke (CRO 8376) e envolveu inúmeras etapas para entregar longevidade ao tratamento proposto e chegar a um resultado realmente transformador para a vida da paciente. O sucesso deste tratamento começou com um bom planejamento inicial, exame clínico e radiográfico. Primeiramente removeu-se os dentes comprometidos pela doença periodontal, planejamento e instalação dos implantes dentários inferiores para uma prótese fixa sobre implantes (conhecida como Prótese Protocolo) e fase transitória com uso de próteses provisórias removíveis.
Ao final, entregamos um sorriso transformador que valorizou o seu perfil, permitiu restabelecer uma correta dimensão do terço inferior da sua face (Dimensão Vertical de Oclusão), devolvendo suporte labial.
As fotos do Antes e Depois do tratamento mostram a melhora na estética do sorriso, harmonização facial realizada pela restabelecimento do tamanho e posicionamento correto dos dentes nas arcadas.
Casos de reabilitação total, como este apresentado, são sempre muito desafiadores aos profissionais e também dependem da colaboração dos pacientes pois envolvem algumas fases transitórias e por vezes são necessárias alterações no planejamento inicial.
Este resultado final mostra que devolvemos a paciente muito além de estética. As novas próteses instaladas lhe trouxeram maior conforto, segurança na sua mastigação devido a prótese fixa sobre implantes dentários, devolvendo qualidade de vida e saúde bucal. Sua nova condição bucal alcançada permite ainda uma melhora na sua saúde geral e auto estima recuperada.
A minha maior realização como profissional da área da saúde é poder devolver sorrisos saudáveis com longevidade e satisfação. Para alcançar nosso objetivo na área da Reabilitação Oral, necessitamos respeitar a individualização de cada caso e não apressar etapas pois somente assim poderemos entregar aos pacientes, o melhor resultado final.