Porque e quando indicamos o Tratamento de Canal de um dente?

Vantagens e Indicações Tratamento de Canal

Porque e quando indicamos o Tratamento de Canal de um dente?

A Endodontia é a especialidade que cuida do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças que atingem a polpa dentária, que é a parte interna da raiz do dente, e dos tecidos periapicais, que são os tecidos que circundam essa raiz. É o famoso tratamento de canal.

O tratamento de canal está indicado em casos onde os tecidos da polpa dentária foram atingidos causando uma inflamação irreversível ou até mesmo a morte desses tecidos (necrose). Há diferentes motivos pelos quais os dentes precisam de tratamento de canal: trauma, cárie, infecções secundárias, necrose por apertamento devido ao bruxismo ou até mesmo devido à restaurações muito extensas. Inclusive pode ser necessário tratar o canal do dente em casos de reabilitações protéticas.

Durante o procedimento, a Dra Kiany remove os tecidos da polpa, prepara e modela os canais com os instrumentos selecionados caso a caso e de acordo com a anatomia de cada dente. Após, é feito um preenchimento desse canal com um material inerte, com o objetivo de promover um adequado preenchimento e selamento dos canais e impedir que haja nova infecção no espaço que ficou após a modelagem.

Além do tratamento de canal convencional, há também o retratamento de canal, que é uma segunda chance para a manutenção do dente em boca. Quando o tratamento anterior não obteve sucesso ou quando houve uma nova infecção no dente tratado.

Outra possibilidade de intervenção endodôntica é quando fica difícil de retratar o canal porque o paciente já realizou esse procedimento sem sucesso ou quanto possui um elemento protético em bom estado, aí precisamos ir para a Cirurgia Paraendodontica. A cirurgia consiste em acessar a raiz do dente de fora para dentro a fim de limpar mecanicamente a infecção do elemento dentário.

Agora você já sabe quantas possibilidades existem para salvar o seu dente, certo? Aqui é assim: apenas indicamos a extração do dente, após esgotarmos todas as possibilidades! Todo dente importa e importa muito para nós.

As Perguntas mais frequentes no dia a dia clínico pelos pacientes são:

  • Se eu não tratar o canal, o que pode acontecer?

Como geralmente há um processo inflamatório instalado ou uma infecção (em casos mais graves), se não tratada, pode evoluir para um abcesso periapical (acúmulo de secreção purulenta nos tecidos ao redor da raiz dente), que com sua progressão causa destruição óssea que pode prejudicar a manutenção do dente na boca culminando na extração deste dente.

Em casos onde o abscesso se instala é necessária a drenagem deste abscesso com troca de curativos intra-canais. Além de correr o risco de evoluir para um acometimento da saúde de um modo geral, pois são raros os casos mas acontecem de termos uma infecção sistêmica.

  • O tratamento de canal enfraquece o dente?

Não necessariamente é o tratamento de canal que enfraquece o dente. O que acontece é que durante o acesso aos canais tentamos ser o mais conservadores possíveis, porém, o que pode acontecer é que o dente já tenha restaurações antigas muito extensas ou tenha uma cárie muito grande que essa sim, é a responsável pela perda de estrutura dentária. Então o mais indicado é que a restauração seja o mais adequada possível, muitas vezes sendo necessária a confecção de uma coroa de porcelana ou uma restauração indireta. Isso sim irá proteger o seu dente e garantir a longevidade dele na sua boca.

  • O tratamento de canal dói?

 Não, o que dói é o processo inflamatório que acometeu o dente. O que pode levar a uma dificuldade maior de anestesia ou mais demora para o efeito da mesma. Porém, atualmente há mecanismos para que evitemos o desconforto na cadeira e que o procedimento seja tranquilo e seguro.

  • Quantas consultas leva para finalizar o canal?

Não há um padrão, precisamos realizar uma avaliação caso a caso, porém, atualmente resolvemos praticamente todos os casos em uma única consulta. A exceção vai para os dentes que estão em processo infeccioso, aí eventualmente precisaremos lançar mão de outras consultas a fim de sanar o problema.

Quando seu dentista indicar Tratamento de Canal, procure sempre por uma especialista que poderá lhe garantir bons resultados e como vimos nesse artigo, esse tratamento se bem indicado e executado poderá salvar o(s) seu(s) dente(s)!

Dra. Kiany Scarssi Nunes CRO/SC 18813
Endodontista