Qual é a melhor escova de dentes no mercado?

Escova de Dentes, qual a melhor escova de dentes?

Qual é a melhor escova de dentes no mercado?

Quando o assunto é higiene bucal, todos logo pensam na escova de dentes. E sim, ela é a maior responsável pela remoção da placa bacteriana e limpeza dos nossos dentes e gengivas, enquanto a pasta dental atua como auxiliar.

Afinal, qual é a melhor escova de dentes no mercado?

Quem nunca ficou parado no balcão da farmácia ou do supermercado totalmente perdido, sem saber qual escova comprar, dentre tantas opções existentes no mercado hoje em dia…

Dada a importância das escovas de dentes, resolvi fazer um post completo sobre essa dúvida que recebo diariamente de quase todos os meus pacientes. Confira!

Será que dentre tantas escovas no mercado, existe algum tipo de escova ideal para mim?

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que muitas das escovas do mercado não correspondem às características desejáveis para realizar uma escovação eficiente. Essa pesquisa nos mostra quanto devemos nos preocupar na hora de escolher a nossa escova de dentes.

Outro aspecto fundamental ao escolher a melhor escova de dentes para a higiene bucal é prestar atenção às suas cerdas. Embora isso possa parecer um detalhe insignificante, acredite: saber distinguir entre diferentes tipos de cerdas pode fazer toda a diferença quando se trata de cuidar da saúde dos dentes.

SIM, a melhor escova para escovar os seus dentes em regra geral é a ESCOVA de CERDAS MACIAS e CABEÇA PEQUENA. Quanto maior a maciez, melhor. Alguns pacientes costumam ter a falsa sensação de que força e cerdas mais duras limpam melhor, mas esse mito é totalmente falso porque para uma eficiente remoção da placa bacteriana não precisamos nem de força excessiva, tão pouco de cerdas duras. A técnica bem executada com uma escova macia vai trazer inúmeros benefícios para a sua saúde bucal. A cabeça pequena (as escovas de menor tamanho) conseguem alcançar melhor todas as faces dos dentes e as regiões mais posteriores (dentes de trás) com maior eficiência e facilidade.

É importante mencionar, ainda, que o tempo de validade da escova pode variar, a depender, sobretudo, da força aplicada ao escovar os dentes. O tempo médio de vida útil de uma escova de dentes é de três meses ou quando ela começar a se deformar.

Então para que servem as escovas de cerdas MÉDIAS E DURAS? Existe situações em que as cerdas duras podem ser utilizadas e estão indicadas, mas adianto que não são para escovar os dentes.

Quais são os diferentes tipos de cerdas de escovas de dentes?

• CERDAS MACIAS E EXTRA MACIAS
    As escovas com cerdas macias ou extra macias são geralmente as mais recomendadas pelos dentistas. Por serem suaves, esse tipo de cerda consegue limpar os dentes e remover toda a placa bacteriana presente na superfície sem, no entanto, causar danos às gengivas. Dica: quanto mais sensível ou retraída for a sua gengiva ou se houver desgaste dos dentes, mais macia deve ser a cerda da sua escova de dentes.

É importante que as cerdas sejam bem arredondadas, pois assim a escova será capaz de alcançar todas as áreas da cavidade bucal com facilidade. Esse tipo de cerda é indicado tanto para crianças com dentição de leite quanto para adultos com dentição permanente.

As escovas SOFT, ULTRA SOFT, SLIM SOFT, CURAPROX… são opções de cerdas macias com tecnologia melhorada. Elas tem um design diferente com alto poder de limpeza e maciez incomparáveis, tornando a escovação ainda mais suave e eficaz. Estão indicadas para pessoas com dentes sensíveis e alguns casos de inflamações recorrentes nas gengivas, entre outros problemas odontológicos.

• CERDAS DURAS E MÉDIAS Como já vimos, escovas com cerdas médias e duras são contraindicadas. O motivo é que, em conjunto, com uma escovação vigorosa elas podem ferir as gengivas e até mesmo danificar o esmalte dos dentes, o que pode trazer vários problemas bucais ao paciente, como retrações, sensibilidades dentárias, infecções e doenças periodontais.

Entretanto, apesar de não ser uma boa opção para os pacientes com dentição permanente ou dentes decíduos (de leite), esse tipo de escova pode ser indicado para a limpeza de próteses, dentaduras e outros dispositivos dentários, como placas de relaxamento e placas para bruxismo.

• ESCOVAS DE DENTE ESPECIAIS  Além de terem cerdas macias, as escovas abaixo representam mais algum outro diferencial:

ESCOVAS COM INDICADOR DE TROCA
Essas escovas possuem cerdas macias e uma coloração diferente. Assim, quando é hora de trocá-la por uma nova, fica fácil perceber, pois sua coloração fica diferente.

ESCOVAS ANTIBACTERIANAS
Essas escovas possuem um sistema que não só ajuda a remover a placa bacteriana dos dentes, mas também impede o crescimento de bactérias na escova por até 90 dias.

ESCOVAS POLIDORAS
Esse tipo de cerda auxilia na retenção do creme dental, permitindo uma limpeza mais eficiente das manchas nos dentes.

ESCOVAS COM CERDAS MAIS FLEXÍVEIS
Elas são mais flexíveis em ambos os lados da “cabeça” do que as outras escovas e, assim, têm um potencial de remoção da placa mais eficiente.

ESCOVAS INTERDENTAIS

São uma boa opção para eliminar a placa bacteriana entre os dentes. Indico muito em casos de dentes mau posicionados, pacientes periodontais, elementos dentais com perda óssea ou onde o fio dental não se mostra tão eficiente, como nos casos de algumas coroas ou próteses sobre implantes. Também esta indicada para quem utiliza aparelho dental e sente dificuldades em utilizar o fio dental.

ESCOVA UNITUFO/ BITUFO .

São escovas com tufo único de cerdas e extremamente úteis para a higiene oral de alguns locais de difícil acesso a escova dental tradicional. Elas atuam como um complemento a higiene oral diária e devem ser indicadas pelo seu dentista. Estão muito bem indicadas no auxílio da limpeza do aparelho ortodôntico convencional.

ESCOVA ELETRICA, SÔNICA OU ULTRASSONICA

Bem, nem todo mundo tem facilidade ou pode escovar os dentes como está indicado. Limitações nos movimentos e outros problemas podem afetar a escovação e não deixar os dentes tão limpos quanto deveriam. Se algo não está funcionando como deve, é preciso buscar outra alternativa e é aí que a escova de dentes elétrica entra. Eu costumo indicar apenas para pacientes com dificuldades motoras ou pacientes especiais. A sua maior desvantagem é o custo elevado. É necessário trocar a cabeça da escova de 3 em 3 meses também, o que por vezes se torna mais complicado do que comprar uma escova tradicional.

Como escolher a escova ideal para mim?

O ideal é sempre tirar as suas dúvidas e perguntar ao seu dentista qual é a melhor escova de dentes para você. Isso porque alguns pacientes têm dentes sensíveis, gengivas retraídas, usam próteses dentárias, implantes, tem falta de alguns dentes, têm bruxismo (ranger de dentes noturnos ou apartamento diurno) ou certa dificuldade em utilizar algum tipo de escova ou acessórios de higiene; entre outros aspectos que o profissional deve levar em conta para indicar alguma escova dental especial ou diferente. Mas como vimos nesse post, sempre devemos optar pelas escovas de cerdas macias.

Além disso, no consultório, o dentista deve instrui o paciente sobre a forma ideal de fazer a higiene bucal com a escova e pasta dental. A pasta dental também deve ser individualizada, pois assim com a escova, nos deparamos com as mesmas dúvidas comerciais. E claro, existe creme dentais indicados para cada caso e deve ser avaliado junto com um dentista que promova Saúde Bucal de maneira individualizada.

Quer saber mais sobre Cuidados de higiene oral, Prevenção, Imunidade e Saúde Bucal? Agende seu horário com a nossa equipe que está pronta para lhe atender!

Dra. Milene Batschke
CRO 8376
Implantodontista
Reabilitação Oral
Tratamento Halitose
Expert em Imunidade e Saúde Bucal
Dra. Milene Batschke
CRO SC 8376
Implantodontista
Reabilitação Oral
Tratamento Halitose
Expert em Imunidade e Saúde Bucal

“Atuo na Clínica Odontológica Dentalle desde 2006 com Implantodontia, Cirurgia Oral Menor e Prótese. Aprendendo a cada dia sobre a importância na individualização dos tratamentos dos nossos pacientes. Trato das alterações salivares, xerostomia (boca seca), Mau Hálito e Planejamento Reabilitador com saúde.

Avalio o paciente como um todo, e não apenas os seus dentes. Sou uma DAD (Dentista Além dos Dentes)”