Nosso atendimento de urgência é realizado pelos nossos profissionais qualificados dentro do nosso horário comercial, podendo ser encaixado na agenda para casos de dor após passar por uma rápida triagem em nossa recepção. Às vezes, precisamos remanejar alguns atendimentos nas agendas do(s) nosso(s) profissionais que estão em atendimento naquele dia para o atendimento de emergência.
Pedimos que o contato seja pelo nosso whatsapp ou telefone, quando possível, para agendarmos o melhor horário ou período do seu encaixe de urgência. Procuramos sempre dar a atenção necessária para que o atendimento seja realizado o mais rápido possível pois a dor não pode esperar.
*Conferir na página inicial o nosso horário de atendimento de segunda a sexta-feira, ressaltando que o atendimento ao final do dia, somente será possível se houver algum profissional cirurgião-dentista na clínica.
Sabemos que muitas urgências podem ser bastante dolorosas e nesses casos, o foco do atendimento deve ser para aliviar a dor e garantir que a sua saúde bucal receba o melhor cuidado possível durante aquela situação.
Os casos mais corriqueiros no consultório são casos de pulpite (inflamação da polpa do dente) e nesses casos, o profissional poderá indicar o tratamento endodôntico (tratamento de canal), fazer a abertura pulpar para alivio da dor e receitar medicação até o atendimento com a nossa Endodontista. Dentes inclusos, semi-inclusos (dente siso) ou mau posicionados na arcada também pode causar muita dor em casos de Pericoronarite (inflamação ou infecção dos tecidos ao redor dos elementos) e precisam de cuidados e tratamento da infecção prévios a sua remoção cirúrgica.
Algumas urgências dentárias não causam dor inicialmente, como um dente ou restauração que quebrou, mas pode causar danos irreparáveis no nervo ou na estrutura dental, por isso a indicação é buscar avaliação profissional o quanto antes.
As urgências odontológicas também incluem cimentação de coroas definitivas ou provisórias, confecção de uma coroa provisória, infecções odontológicas agudas; fraturas parciais de dentes ou restaurações ou fraturas radiculares. Nessas ultimas situações, o dentista terá o papel de avaliar clinicamente e/ou radiograficamente (fizemos as radiografias de urgência na Dentalle) a extensão da fratura e recomendar o melhor tratamento, que vai desde uma restauração provisória, um tratamento expectante (prévio ao tratamento de canal), extração do fragmento ou extração do dente, com indicação de implante dentário ou solução protética provisória.
Caso a urgência ocorra durante um feriado ou final de semana, recomendamos tentar aliviar o desconforto, enquanto aguarda pelo atendimento e avaliação de um dentista, como:
- lavar bem a boca com água morna;
- evitar mastigar usando a região lesionada;
- tomar analgésicos vendidos sem receita, com orientação do farmacêutico, em caso de dor;
- fazer compressas com gelo na parte externa das bochechas;
- evitar bebidas e alimentos muito quentes ou frios, para reduzir a sensibilidade local, bem como alimentos muito duros que exijam força mastigatória;
- em caso de sangramento, com a mão limpa, pressione uma gaze na região por alguns minutos ou até parar o sangramento;
Casos mais graves, precisam ser encaminhados e atendidos nas emergências hospitalares ou centros odontológicos de atendimento 24 horas.