Procurando a pasta dental ideal para seus dentes?

qual a pasta de dente devo usar?

Procurando a pasta dental ideal para seus dentes?

Andar pelos corredores e prateleiras de pastas de dentes dos supermercados ou farmácias pode ser uma experiência cheia de dúvidas, especialmente se você não tiver muita certeza do que está procurando. 

Para escolher a pasta de dente certa para você, há algumas características importantes a serem levadas em consideração além de simplesmente o seu sabor favorito ou aquelas que estão em oferta com lotes de preços mais acessíveis. 

Vamos aqui ver algumas coisas importantes que você deve considerar ao escolher um creme dental:

1- Flúor – É um ingrediente importante para quem tem risco a atividade de cárie. Ele ajuda a prevenir a doença cárie dentária e fortalece o esmalte dos dentes contra os ácidos produzidos pelas bactérias cariogênicas.

2 – Agentes Clareadores dentais – Se você está procurando um creme dental branqueador, verifique se ele contém peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, que são ingredientes comprovados que clareiam os dentes. Porém, é importante que você saiba que esses cremes dentais são indicados para quem já fez o clareamento dental e deseja manter o resultado do seu clareamento por mais tempo, pois a concentração dos agentes clareadores é muito baixa e fica pouco tempo em contato com a superfície dos dentes. Não existe milagre prometido pelas propagandas de certos produtos.

A grande maioria das chamadas pastas clareadoras não apresentam substâncias cientificamente comprovadas que clareiam a estrutura dentária, mas contém em suas fórmulas partículas abrasivas que podem remover manchas superficiais, como as causadas pelo uso do café, vinho ou cigarro… Esses agentes abrasivos removem, além das manchas, alguns micrômetros do esmalte dentário, e isso não necessariamente clareia de verdade. O uso contínuo desses cremes dentais pode aumentar a sensibilidade, uma vez que o nosso organismo não é capaz de produzir naturalmente o esmalte perdido. Isso vale também para as pastas que contém carvão ativado e bicarbonato.

Para ter um clareamento eficaz, é indispensável que seja realizado por um cirurgião dentista.

3- Sensibilidade – Essas fórmulas são indicadas para aliviar o incomodo e desconforto de quem sofre de sensibilidade dentária. Nestes casos, indico sempre consultar um dentista para descobrir a causa da sensibilidade e outros fatores que podem estar interferindo e aumentando a sensibilidade dos seus dentes, deste modo podemos ter melhores resultados e impedir a progressão desse problema.

4 – Controle de tártaro – Se você é propenso ao acúmulo de tártaro, saiba que existem pastas dentais que podem ajudá-lo a controlar ou diminuir a periodicidade na formação do cálculo dental. Descobrir a causa desse problema e o tratamento adequado com um especialista em Odontologia Humanizada e/ou Periodontista é fundamental e fará total diferença para a manutenção da sua saúde bucal.

5 – Espuma e sabor – Esses fatores podem ser decisivos na escolha da pasta dental e entendo que muitos pacientes preferem aqueles sabores encontrados na grande maioria das pastas que temos acesso facilmente nos supermercados e farmácias. Saiba que 99% dessas pastas de preços mais acessíveis contém uma substância chamada “Lauril Sulfato de Sódio”, responsável pela formação daquela espuma quando escovamos os dentes, a qual pode interferir na quantidade e qualidade da sua saliva. Isso significa que essas pastas dentais podem aumentar o grau de xerostomia (sensação de boca seca), trazendo prejuízos a sua saúde.

Quero enfatizar aqui a importância na escolha da sua pasta dental, pois ela juntamente com a escova de dentes, são as principais responsáveis pela nossa higiene bucal. Como profissional atuante na Odontologia Humanizada, prezo pela individualização na indicação do tipo de pasta dental aos meus pacientes.

Nas consultas que realizo na Dentalle Clínica Odontológica, aplico o exame salivar nos meus pacientes, chamado de SIALOMETRIA; exame preventivo do câncer bucal; grau de saburra lingual; exame do hálito (exame organoléptico) quando indicado e outras avaliações e testes da saúde geral. De acordo com os resultados obtidos, consigo juntar dados necessários para indicar o creme e escova(s) dental corretos para cada paciente, levando em consideração as suas queixas, saúde gengival, sensibilidade, atividade de cárie, alterações salivares, PH salivar, hábitos alimentares, entre outros.

Falar da importância da saliva e de suas inúmeras funções na cavidade oral e benefícios para a nossa saúde geral é tema para outra postagem, mas adianto aqui que ela é a responsável pela nossa Imunidade Bucal e manutenção de um bom hálito!

Será que falar de creme dental é um assunto relevante?

Para responder a essa pergunta, achei interessante postar aqui o depoimento do meu paciente Celio Antonio Bernardi que me autorizou a publicá-lo abaixo:

Por experiência própria, nunca foi uma preocupação adotar este ou aquele creme dental e acredito que muitas vezes a minha escolha recaiu ao que estava ao alcance de minhas mãos e também não existe patrocínio de fabricante de dentifrícios aqui.
 
Mas esta história de escolhas equivocadas e despreocupação com esse assunto sofreu uma guinada de 360 graus…
 
Foi quando consultei com a Dra. Milene Batschke na Dentalle Clínica Odontológica e fui surpreendido com o teste salivar – SIALOMETRIA. Entre outras avaliações realizadas nessa consulta, realizei pela primeira vez o meu exame salivar.
 
Aliás, este procedimento me era de total desconhecimento e foi um grande achado, pois é difícil encontrar profissionais que ofereçam atendimento com esse cuidado e olhar diferenciado. Ao longo da minha vida, consultei com vários dentistas e confesso que nenhum outro profissional anterior realizou uma consulta parecida, com tantos detalhes, informações e avaliação salivar através da Sialometria.
 
Posso adiantar que a realização dessa consulta e desse exame se tornou uma exigência para todos os meus familiares e amigos que tenho a oportunidade de indicar.
 
Além das dicas de saúde bucal, tais como: técnica de escovação, indicação da escova dental, uso de escovas auxiliares, fio dental e a correta limpeza da minha língua, me foi apresentado uma relação de dentifrícios que seriam mais adequados para o meu caso.
Confesso que nunca aprendi tanto sobre o assunto em toda a minha vida.
Recebi também outras dicas relevantes para a minha saúde geral nessa consulta e durante o meu tratamento odontológico com implantes dentários que realizei com a Dra. Milene Batschke posteriormente.
 
Para finalizar, hoje uso o creme dental correto e recomendado pela Dra. e faz parte da minha rotina. Já sinto melhoras no meu hálito e diminuição na quantidade de formação de tártaro dentário que sofria no passado.
Aprendi que a higiene bucal não se limita a apenas escovar os dentes e que ter o acompanhamento de um profissional qualificado faz total diferença para manter uma boa saúde bucal.
 
Este talvez foi o maior motivo que me levou a escrever este depoimento, para ajudar quem está a procura de conhecimento sobre qualidade de vida e melhores escolhas para a sua saúde. 
 
Se você também entender estar precisando fazer melhores escolhas, converse com seu dentista, e no caso de não encontrar um profissional habilitado, recomendo a Dra. Milene Batschke.

Escrito por: Celio Antonio Bernardi

“A melhor forma para avaliar o resultado do meu trabalho é escutando meus pacientes. Essa é a principal motivação que me faz acreditar que estou no caminho certo da Odontologia, pois a boca NÃO está separada do corpo e a cavidade oral não se limita apenas aos dentes. Avaliar o paciente como um todo é o propósito do meu trabalho como profissional da área da saúde. Sou uma DAD (Dentista Além dos Dentes) e conte comigo para te ajudar!”

Dra. Milene Batschke CRO 8376 Implantodontista Reabilitação Oral Tratamento Halitose Expert em Imunidade e Saúde Bucal
Dra. Milene F. Batschke CRO 8376 Especialista em Implantodontia
Expert em Halitose, Saúde e Imunidade Bucal